VAMOS DESTACAR OS FATOS HISTÓRICOS E CONTEMPORÂNEOS DO MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ, ANTIGA CARAÚBAS

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

PRIMEIRA CÂMATA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ RN

 


A primeira Câmara Municipal do município de Cerro Corá, Estado do Rio Grande do Norte, foi instalada de 02 de março de 1955, assim  constituída:

1 -  ELIAS GALVÃO,

2 - FRANCISCO CANÁRIO,

3 - JOÃO FELIX SOBRINHO,

4 - JOSÉ AZEVEDO,

5 - JOSÉ NEVES DE MENEZES,

6 - JOSÉ PEREIRA DO NASCIMENTO,

7 - JOSÉ WALTER OLÍMPIO, LUIZ VICTOR DANTAS,

 8 - MANOEL DE MEDEIROS NETO , e

 9  - SEVERINO BEZERRA DE ANDRADE.

O primeiro presidente do Poder Legislativo de Cerro Corá-RN, foi o senhor JOSÉ JUSTINIANO DE MELO, vice-prefeito, tendo em vista que na época, o vice prefeito automaticamente assumia a presidência do Poder Legislativo

 FONTE – BLOG DE AILDO


quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

BANDEIRA DO MUNÍCIPIO DE CERRO CORÁ RN

 


A Bandeira o município de CERRO CORÁ, Estado do RIO GRANDE DO NORTE, foi instituída pela Lei Municipal de número 244, de 14 de maio de 1981, sancionada pelo prefeito JOÃO BATISTA   DE MELO FILHO, em seu primeiro mandato, eleito em 15 de novembro de 1977, constituída de um retângulo azul, com um triângulo branco simbolizando o firmamento e a paz, tendo, as a seis módulos de tralha, o escudo do município

JOÃO MARIA ALEXANDRE

 


JOÃO MARIA ALEXANDRE, natural de Cerro Cora-RN, nascido no dia 20 de fevereiro de 1963,  tem um histórico de lutas na comunidade cerro-coraense. Começou sua caminhada através do associativismo e do cooperativismo, nos idos nos anos 80, e, ao longo do tempo, ganhou destaque pela busca de ações que pudessem beneficiar a população mais carente da zona rural do município, como construção de cisternas e o fomento de mais de R$ 6 milhões, através do Programa PHR, para a construção de habitações. Sindicalista e fortemente ligado à área social, atua, desde sempre, também, na assistência à população em diversas áreas, como a jurídica e a de saúde, com o apoio à transferência de pacientes para hospitais.

A presença constante no ceio da comunidade e o cuidado com os que mais precisam foram os fatores principais que serviram de base para a sua inserção no cenário político cerro-coraense. Foi eleito vereador pela primeira vez no pleito eleitoral de 01 de outubro  de 2000, ciclo que foi interrompido nas eleições de03 DE OUTUBRO DE  2004. Nas eleições de 15 de novembro de  2020, após 16 anos de espera, conseguiu conquistar um segundo mandato, com 353 votos, pela legenda do PP, que, além de coroar seu retorno à atuação parlamentar, trouxe, ainda, um novo e importante desafio: o de gerir o Poder Legislativo durante o biênio 2023/2024, tendo sido eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara com unanimidade de votos.

Foi reeleito em 06 de outubro de 2024, com  389 votos.

FONTE –  CÂMARA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

CÂMARA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ

 


CÂMARA MUNICIPAL DE CERRO CORÁ

PRAÇA TPMAZ PEREIRA, Nº 11- CENTRO – CERRO CORÁ-RN

PALÁCIO -  LOURIVAL LIBANIO DE MELO

PLENÁRIO -  MANOEL HIPÓLITO OLIVEIRA

LEI ORGÂNICA DE CERRO CORÁ-RN

 

LEI ORGÂNICA DE CERRO CORÁ-RN

ELEITA EM 15 D ENOVEMBRO DE 1988

POSSE EM 01 DE JANEIRO DE 1989



RAIMUNDO SOARES DE BRITO – PRESIDENTE , conhecido por RAIMUNDINHO, natural de Cerro Corá-RN, nascido em 17 de dezembro de 1955

MANOEL HIPÓLITO DE OLIVEIRA – VICE-PRESIDENTE

ADEVALDO DA SILVA OLIVEIRA – RELATOR GERAL

ANA MARIA DA SILVA

 EDÍMIRSON DANTAS DE ARAÚJO

 FRANCISCO PAULO DA SILVA OLIVIER

 BASÍLIO BATISTA SEVERINO

CÂNDIDO DA SILVA WANDA ALVES DE MELO

Foi promulgada em 05 de abril de 1990

ANA MARIA DA SILVA - PRIMEIRA VEREADORA DE CERRO CORÁ

 


ANA MARIA DA SILVA tem uma vida pautada na luta de Políticas Públicas. Foi Vereadora, eleita em 15 de novembro de 1982, com  144 votos, pela legenda do PMDB, tendo se tornando a primeira vereadora de Cerro Cora, foi reeleita em 15 de novembro de 1988, a qual foi a única parlamentar municipal constituinte cerro-coraense, que ajudou a elaborar a Lei Orgânica do Município de Cerro Corá, promulgada em 05 de abril de 1990 e Vice-Prefeita, eleita 01 de janeiro de 2000, tomou posse em 01 de janeiro de 2011 e permaneceu no cargo até 31 de dezembro de 2004, na gestão do prefeito JOÃO BATISTA DE MELO FILHO, trabalhando para a população urbana, assim como para a da Zona Rural.

Ana Maria foi candidata a prefeita nas eleições de 03 de outubro de 2004, obteve 2.541 votos, pela legenda do PSDB, perdendo a campanha política para o senhor JOÃO BATISTA DE MELO FILHO, com 3.340 votos, pela legenda do PMDB. Em 07 de outubro de 2012 tentou novamente a ser prefeita de Cerro Cora, sendo candidata pelo PR e obteve 3.050 votos, não obteve êxito, sendo derrotado pelo candidato RAIMUNDO MARCELINO BORGES, conhecido por NOVINHO, que obteve 3.557 votos.

Ela também foi a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Cerro Corá

CENTRO SOCIAL SANTA ZITA - CERRO CORÁ

 


CENTRO SOCIAL SANTA ZITA, CERRO CORÁ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ANA MARIA DA SILVA

 


ANA MARIA DA SILVA,  natural de Cerro Corá, Estado do Rio Grande do Norte, nascida no dia 17 de novembro de 1950. Foi a primeira vereadora de Cerro Corá-RN, eleita em 15 de novembro de 1982, pela legenda do PMDB e reeleita em 15 de novembro de 1988, tendo sido Parlamentar Constituinte, contribuindo pela elaboração da Lei Orgânica de Cerro Corá.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cerro Corá

A Sra. Ana Maria tem uma vida pautada na luta de Políticas Públicas. Foi Vereadora e Vice-Prefeita, eleita 01 de janeiro de 2000, tomou posse em 01 de janeiro de 2011 e permaneceu no cargo até 31 de dezembro de 2004, na gestão do prefeito JOÃO BATISTA DE MELO FILHO, trabalhando para a população urbana, assim como para a da Zona Rural.

Filha de agricultores, conhece de perto o dia-a-dia do homem do campo, por isso luta por eles todos os dias. Já fez parte da Comissão das Mulheres, da Diretoria, chegando a Presidência da nossa Instituição, realizando grandes trabalhos.

Trata-se de um mulher de personalidade ímpar, conquistando à todos pelo seu carisma e esforço. Doa todos os seus dias à busca de melhorias para todos, para àquele do sertão, da serra e da cidade. Por isso é denominada de Guerreira.

FONTE – STR DE CERO CORÁ

BEVENUTO PEREIRA FILHO




 BEVENUTO PEREIRA FILHO, natural de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte, filho de BEVEBUTO PEREIRA DE ARAÚJO, natural de Currais Novos-RN, nascido em 13 de outubro de 1860 e faleceu em 17 de janeiro de 1958, filho de TOMAZ PEREIRA DE ARAÚJO e RITA REGINA DE ARAÚJO  filha do Capitão LAURENTINO BEZERRA DE MEDEIROS GALVÃO (1833 – 1898).

 BEVENUTO FILHO foi prefeito da cidade de Cerro Corá-RN, eleito 03 de outubro de 1959, tomou posse em 31 de janeiro de 1960 e governou até 24 de julho de 1960, no início de sua administração
BEVENUTO PEREIRA DE ARAÚJO

JOÃO ALFREDO DE ALBUQUERQUE GALVÃO

 


   JOÃO ALFREDO DE ALBUQUERQUE GALVÃO nasceu em 29 de março de 1873, em Currais Novos, Estado do  Rio Grande do Norte, sendo filho do casal  MANOEL PIRES DE ALBUQUERQUE GALVÃO e  RITA REGINA MARIA DA CONCEIÇÃO, Ele casou-se com MARIA FEBRÔNIA DA SILVEIRA,  em 7 de janeiro de 1894, em Currais Novos, Rio Grande do Norte, Brasil. João Alfredo exerceu o cargo de Presidente da Intendência Municipal de Currais Novos, no período de 01 de janeiro de 1920 a 31 de dezembro de 1222 e27 de janeiro de 1921, sancionou a Lei Municipal de número 59, mudou o nome de CARAÚBAS, na época povoado, de Currais Novos, para CERRO CORÁ, atual cidade, criada pela Lei Estadual Nº 1;031, de 11 de dezembro de 1953, instalada no dia 30 de janeiro de 1954, quando tomou posse o Capitão SEVERINO BEZERRA DE ARAÚJO, com solenidade presidida Juiz de  Direito INÁCIO BEZERRA BARBOSA, Juiz de Direito da Comarca de Currais Nocos

 Ele faleceu em 28 de maio de 1937, em sua cidade natal, com 64 anos.

FONTE -  MANOEL PINHEIRO, LIVRO CERRO CORÁ E INTERNET

SEVERINO BEZERRA DE ANDRADE



SEVERINO BEZERRA DE ANDRADE , natural de Santa Cruz-RN, foi nomeado pelo governador SILVIO PEDROSA para governador o município de Cerro Cora-RN, recém emancipado politicamente de Currais Novos.

 Foi o primeiro prefeito de Cerro Corá-RN, no período de 30 de janeiro de 1954 a  2 de março de 1955.

É patrono de Rua no Bairro Capim Macio, em Natal-RN.

DR. IVIS BEZERRA

Casado com  ADÉLIA LOURENÇO ANDRADE, nascida em 1916 e faleceu 07 de dezembro de 2011

Era pai do médico IVIS ALBERTO LOURENÇO BEZERRA DE ANDRADE natural de Santa Cruz-RN, nascido em 16 de março de 1945, que foi secretário de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 02 de janeiro de 2003 a 01 de fevereiro de 2005 

PREFEITURA DE CERRO CORÁ

 


O Palácio Municipal ou Prefeitura de Cerro Corá está localizado no centro da cidade, na Praça Tomaz Pereira. Antigamente o prédio funcionava como uma escola. Foi reformado totalmente para se tornar o prédio oficial da prefeitura municipal em 1953, em que funcionam as instalações do gabinete do prefeito e da secretaria de finanças nos dias atuais.

LIONS CLUBE DE CERRO CORÁ



 LIONS CLUBE DE CERRO CORÁ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, FUNADADO NO DIA 26 DE SETEMBRO DE 2023

ASSEMBLEIA DE DEUS DE CERO CORÁ

 


ASSEMBLEIA DE DEUS DA CIDADE DE CERRO CORÁ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIVRO CERRO CORÁ

 


CAPA DO LIVRO CERRO CORÁ

LEI Nº 1.031, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1953


 


LEI ESTADUAL QUE CRIOU O MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

LEI CRIANDO O MUNICÍPIO DE CERRO CORÁ, DESMEMBRADO DE CURRAIS NOVOS

 


LEI Nº 1.031, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1953


Cria o município de CERRO CORÁ, desmembrado de Currais Novos

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Faço saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte lei: 

Art. 1º - Fica criado o município de CERRO CORÁ, desmembrado do de Currais Novos, que terá por SEDE a vila do mesmo nome, a qual passará à categoria de cidade. 

Art. 2º - O novo município terá por limites os equivalentes ao atual distrito do mesmo nome. 

Art. 3º - A instalação do novo município será realizada a primeiro de janeiro de mil novecentos e cinquenta e quatro e será administrado por um prefeito nomeado pelo Governador do Estado, até serem ali realizadas as eleições para Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores. 

Art. 4º - Fica, igualmente, criado o Têrmo Judiciário de CERRO CORÁ, que pertencerá à Comarca de Currais Novos. 

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário 

NATAL, 11 de dezembro de 1953, 65º da República. 

 

SYLVIO PIZA PEDROZA

Américo de Oliveira Costa

FONTE – LIVRO CERRO CORA, FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO 1981

DECRETO CRIANDO UMA ESCOLA RUDIMENTAR NO POVOADO DE CERRO CORÁ, MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVIS

 


 DECRETO Nº 16, DE 31 DE OUTUBRO DE 1931

Cria uma Escola rudimentar para o sexo masculino no povoado de Cerro Corá, neste Município, e nomeia regente da mesma o professor JOSÉ TIAGO DA COSTA.

Artigo único – O Prefeito do Município de Currais Novos, usando de atribuição legal e tendo em vista a imprescindível necessidade de uma escola rudimentar para o sexo masculino no povoado de Cerro Corá, neste Município, cuja população vem há anos pleiteando perante os poderes estaduais e Municipais esse grande melhoramento, tendo constatado pessoalmente várias vezes, essa inadiável necessidade, resolve, pelo presente decreto, criar uma escola rudimentar para o sexo masculino, no referido povoado, e nomear para reger a mesma o professor JOSÉ TIAGO DA COSTA, com gratificação mensal de 120$000 (centro e vinte mil réis), correndo essa despesa pela Verba 3. Instrução Pública a aludida escola funcionar como  melhor conviver, devendo a boa marcha do ensino.

Prefeito Provisório – RAUL MACÉDO

Secretário – Gilberto Cunha Pinheiro

LIVRO – CERRO CORÁ, FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO

LEI MUNICIPAL MUDANDO O NOME DE CARAÚBAS PARA CERRO CORÁ

 


LEI MUNICIPAL MUDANDO O NOME DE CARAÚBAS PARA CERRO CORÁ

LEI NÚMERO 59, DE 27 DE JANEIRO DE 1921

A Intendência Municipal de Currais Novos atendendo às reclamações do povo deste município resolver mudar o nome da Povoação de Caraúbas do mesmo município para o de Cerro Corá,

Revogam-se as disposições   em contrário.

Paço do Governo Municipal de Currais  Novos , 1º de março de 1921.

João Alfredo Pires Galvão

Antônio Bezerra de Araújo

 OBS copiado conforme original existente no Arquivo Municipal da Prefeitura de Currais Novos

CERRO CORÁ-RN



 CERRO CORÁ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CERRO CORÁ - RN


 CERRO CORA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

CERRO CORÁ

CERRO CORÁ
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE